SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Extensões da divulgação científica e da percepção pública da saúde na formulação de políticas públicasAprender e praticar saúde: reflexões sobre o novo sanitarista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

DONATO, Ausonia Favorido  e  GOMES, Ana Luisa Zaniboni. O estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximações. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 37-43. ISSN 1518-1812.

RESUMO A capacidade de traduzir criticamente os grandes problemas sociais impõe-se à comunidade científica nacional, da mesma maneira que ocorre na área da Saúde Coletiva, onde questões e reflexões próprias do campo, centradas em temas como formação, comunicação, participação, mobilização e educação em saúde - objetos de centenas de dissertações, teses e pesquisas acadêmicas desde meados dos anos 1970 - permanecem acesas nos corações e mentes de pesquisadores e técnicos. Numa tentativa de aproximação com o tema a que nos propusemos aqui refletir, destacamos a pouca presença, nos estudos disciplinares da Saúde e da Educação, dos conhecimentos e práticas próprios do campo da Comunicação. Numa perspectiva dialética, e considerando as teorias que desenham as reflexões do campo da Comunicação, como a Teoria da Indústria Cultural e suas análises críticas sobre a mercantilização da cultura e o mercado cultural, notadamente a Escola de Frankfurt, refletimos sobre a necessidade de um exercício crítico, fundamental para decifrar a realidade das relações sociais. Os estudos que relatam experiências de aproximação entre os campos da Comunicação e da Educação, que derivam das inquietações frente à expansão dos media no século XX, nos oferecem abordagens, a partir das quais podem ser destacados pontos de convergência, possibilidades de interrelação e desafios, o que nos leva a um novo campo científico, o da Educomunicação.

Palavras-chave : Educação; processos comunicacionais; educomunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português