SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A comunicação da saúde e o "efeito placeboO estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

SAMUEL, Antenor. Extensões da divulgação científica e da percepção pública da saúde na formulação de políticas públicas. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 29-36. ISSN 1518-1812.

RESUMO Recentes pesquisas de percepção pública da Ciência e da Tecnologia demonstram que os temas da saúde têm obtido maior penetração junto ao público, figurando entre aqueles que mais diretamente interessam às pessoas. Nesse sentido, a divulgação científica de informações sobre saúde tem implicações mais rápidas, propagando-se de maneira mais perceptível na sociedade, tanto no comportamento relacionado aos cuidados com a saúde como no posicionamento quanto às políticas públicas. Dentre os temas da saúde, objetivamos destacar aspectos relacionados à saúde individual e coletiva, sobre as quais propomos uma reflexão a partir das discussões acerca de mecanismos de incentivo e restrição ao uso de cigarros e ao uso de veículos automotores, analisadas sob as perspectivas da ciência e da economia. Assim, procuramos refletir sobre os tratamentos dados pela mídia eletrônica (Internet) a estudos científicos relacionados ao uso de cigarros e de veículos automotores, com a respectiva geração de substâncias tóxicas e sua absorção pelo organismo humano, com consequências para a saúde individual, ambiental e coletiva. Também foi observado o uso de argumentos econômicos, presentes nesses estudos e relacionados aos tratamentos às doenças decorrentes dessas causas, e sua influência na formulação de políticas públicas concernentes a esses usos. Por fim, constatamos que a influência da percepção pública na formulação de políticas de saúde enfrenta um obstáculo quanto aos aspectos econômicos.

Palavras-chave : Cultura científica; percepção pública; políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português