SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Comunicação em saúde: variáveis que interferem na recepção da mensagemExtensões da divulgação científica e da percepção pública da saúde na formulação de políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

EPSTEIN, Isaac. A comunicação da saúde e o "efeito placebo. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 22-28. ISSN 1518-1812.

RESUMO A comunicação da saúde ao público, seja na inter-relação dual médico-paciente, através das interações nos grupos focais ou pela mídia, deve sempre ter o compromisso ético da comunicação, na forma mais adequada, da "verdade" ou, pelo menos, verossimilhança científica (no estado atualizado da arte) acerca da promoção da saúde, seja na forma de prevenção, tratamento ou cura das enfermidades. Como entender sob este ponto de vista, o "efeito placebo", que também tem o objetivo de aliviar o ser humano do sofrimento causado pela perda da saúde, mas agora baseado na ficção (na perspectiva da medicina hegemônica) que é a sua essência? Este artigo procura descrever alguns aspectos do entendimento científico atual deste "efeito" explora sua natureza, características, limitações e possibilidades na promoção da saúde dentro de uma perspectiva ética, mas também pragmática. São mencionadas as várias explicações atuais para este "efeito: a psicológica (reflexo condicionado), antropológica (mediante descrições de procedimentos mágicos e curativos em culturas ditas "primitivas"), bases psiconeurofisiológicas do fenômeno placebo-nocebo etc. São tratadas também algumas das dificuldades que o "efeito placebo" causa nos ensaios "duplo cego" para determinar a eficácia real de novos medicamentos no tratamento de determinadas enfermidades.

Palavras-chave : Placebo; nocebo; saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português