SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Teoria da comunicação social do conceito de saúdeA comunicação da saúde e o "efeito placebo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

REIS, Devani Salomão de Moura. Comunicação em saúde: variáveis que interferem na recepção da mensagem. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 16-21. ISSN 1518-1812.

RESUMO A comunicação interpessoal é um padrão de interação que define a relação e liga as pessoas umas às outras. A comunicação não é tanto algo que nós fazemos, mas mais algo em que participamos. Um comunicador individual contribui para a interação. Em conjunto, dois ou mais indivíduos podem criar um padrão de interação e, desta maneira, definem a sua relação. É importante que cada participante na comunicação seja capaz de se adaptar à outra pessoa, ao contexto e ao tipo particular de relação em que está envolvido. Contextos de comunicação podem ser considerados, em muitas e variadas formas, como a) grandes áreas definindo o campo da comunicação (comunicação interpessoal, comunicação pública), b) as configurações sociais e institucionais (escolas, prisões, entre outras), c) os tipos de relações e os papéis (trabalho, social e familiar), d) objetos ou características do ambiente e e) mensagens variáveis (os estilos de linguagem afetam a exposição anterior e posterior ao texto). Portanto, contexto pode englobar perspectivas psicológicas, comportamentais e ambientais. O estudo da comunicação interpessoal tem reconhecido a importância do relacionamento recíproco entre pensamento e comportamento manifestado. O trabalho nesta área pode ser subdividido em duas categorias: compreensão das relações de cognição sociais e comportamento social, e a concepção da formação e organização da cognição social.

Palavras-chave : Comunicação interpessoal; contextos de comunicação; cognição social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português